sexta-feira, 5 de novembro de 2010

HALLOWEEN PARTY 2010

Na noite do dia 30/10/2010 o Centro Educacional São Carlos promoveu uma Festa de Halloween para alunos e convidados com concurso da melhor fantasia, teatro e contação de histórias além de muita música, animação e ótimos lanches.

Marcelo André Wundervald, diretor, ator, escritor, artista plástico e contador de histórias abrilhantou o evento com o espetáculo "Aos pés da cova". Um conto de origem espanhola, popular no Equador e no México e que faz parte do nosso imaginário folclórico.

Na vasta constelação dos contos de assombração, o conto da "Maria Angula e o Segredo da Caveira" convida aos diferentes humores e emoções humanas, conjugando elementos de um aprendizado cultural antigo, porém, rico em suas potencialidades educativas, provido de substâncias imaginárias de muita qualidade.

A festa é tradicional na escola, mas este ano superou as expectativas de todos. A professora de Língua Inglesa trabalhou o surgimento, simbolos e significados desta festa de origem americana contextualizando com nosso riquissimo folclore brasileiro. A decoração do espaço estava deslumbrante e os alunos participaram no processo de organização, ornamentação e escolha das músicas para a noite da festa.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Eu e o Meio Ambiente (Profª Cleide)

“A questão ambiental vem sendo considerada cada vez mais urgente e importante para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis.” (Parâmetros Curriculares Nacionais)
O Brasil é o país contemplado com a maior biodiversidade de todo o Planeta Terra. Em sua vasta extensão territorial pode encontrar uma flora e uma fauna de beleza exuberante e variada em suas diversas regiões de norte a sul do país, reunindo cerca de 70% das espécies animais e vegetais de todo o planeta
Essa imensa biodiversidade brasileira se divide em incalculáveis ecossistemas e grandes preocupações com a sustentabilidade dessa rica biodiversidade.
Nunca se falou tanto sobre as problemáticas ambientais como na atualidade. Sabe-se que discutir essas questões tornou-se inevitável. Sensibilizar a sociedade em geral, crianças, jovens e adultos, para a importância de preservar os recursos naturais para as presentes e futuras gerações, é um verdadeiro desafio. Desenvolver o habito do exercício da consciência ecológica é uma tarefa que exige muito trabalho, informação e conhecimento. A escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamentos e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento. Por isso, trabalhar no âmbito escolar num processo interdisciplinar com a educação ambiental, a fim de despertar a consciência para a fragilidade dos ecossistemas naturais é um ponto a ser considerado como fator positivo na atualidade.
A imposição do capitalismo leva ao consumo exagerado. A produção de lixo é um fato preocupante. As políticas de incentivo ao uso dos recicláveis é um fator agravante nesse processo. Envolver todos os segmentos da sociedade é o que propõe o Art. 225 da Constituição brasileira: “Todos têm direito ao Meio Ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo para as presentes e futuras gerações.” (Artigo 225 da Constituição).

Compreender que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra é necessário. Envolver todos na luta em defesa dos recursos naturais se faz urgente. Atualmente, a preocupação com a degradação do planeta ocupa atenção da sociedade local e mundial, onde a escola se engaja com os ambientalistas na busca de soluções para preservar o meio ambiente. Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é fácil, devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e partir de cada cidadão ciente da fragilidade dos recursos naturais, para que ela possa de fato ocorrer. Por isso, a importância de pequenos atos em nossas casas e escolas. A cidadania tem fator fundamental para conscientização deste contexto global, mas que deve iniciar localmente, isto é, no meio em que cada cidadão esta inserido. Inicia-se em casa, com atitudes simples como coleta seletiva do lixo, destino correto do mesmo, proteção de fontes, não desperdiçar água e energia, entre outras tantas atividades desenvolvidas que agridem o meio ambiente. Depois se expande para os demais setores e áreas do cotidiano de cada um. Não é por falta de conhecimento que o meio ambiente é destruído, mas devido ao estágio de desenvolvimento existente nas relações sociais de nossa espécie.
Ao desmatar, queimar, poluir, utilizar ou desperdiçar recursos naturais ou energéticos, cada ser humano está destruindo seu habitat natural. A ação sustentável ocorre quando as PESSOAS cuidam das relações que estabelecem com os outros, com a natureza e com os lugares onde vivem. Essa COMUNIDADE aprende, pensa e age para CONSTRUIR o seu presente e seu futuro com criatividade, liberdade e respeito às diferenças.
Contribuir na redução do lixo, contaminação dos solos e lençóis aquáticos. Envolver as pessoas da comunidade, do bairro para que desenvolvam praticas de respeito ao meio ambiente. Precisamos da participação maciça da população pelo meio ambiente. Isso se faz urgente.
Participe. Ajude a cuidar do nosso Planeta Terra! Comece já, inicie suas ações em sua casa. Envolva seus amigos, vizinhos, familiares nessa luta. São atitudes pequenas que se somam e geram grandes transformações. Separe seu lixo, destine-o para o local adequado, adote banhos curtos, não desperdice energia luz e água. Todos pelo meio ambiente.
Profª Cleide T. Neumann Feil – Geografia EF – CESC São Carlos/SC.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Jogo Matemático - Vou dizer sua Idade!


1. Escolha um número (mais do que 1 e menos que 10);
2. Multiplique o Número por 2 (apenas para ser ousado);
3. Adicione 5;
4. Multiplique por 50 (vou esperar enquanto você pega uma calculadora);
5. Se você já tiver feito aniversaário esse ano some 1760. Se não tiver feito, some 1759.
6. Agora subtraia os quatro dígitos do ano em que você nasceu.
Você agora deve ter um número de três dígitos. O primeiro dígito foi o número que você escolheu! E os próximos dois números são sua idade.
2010 é o único ano que isso vai funcionar!

terça-feira, 1 de junho de 2010

05 de Junho: Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia 5 Junho comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Preservar o Meio Ambiente é garantir a vida das presentes e futuras gerações.
O respeito ao meio ambiente, à biodiversidade, à sustentabilidade, o compromisso com as gerações futuras, a dimensão cósmica da existência humana, o universalismo do direito à vida, são fatores de extrema importância para relação fraterna com as bases físicas e biológicas da nossa existência.
Cada um e todos nós devemos exercer nossa cidadania tomando iniciativas dirigidas a simples atos como não jogar lixo nas ruas, separar lixo orgânico do lixo inorgânico, reduzir o consumo de produtos descartáveis, preservar as matas ciliares, plantar árvores e evitar o desperdício de água.
Com objetivo de formar cidadãos autônomos e responsáveis o Centro Educacional São Carlos desenvolve o Projeto “Eu e o Meio”. Esse projeto trabalha as relações do ser humano consigo mesmo, com a sociedade e com o meio ambiente.
Preservar é uma atitude inteligente! Faça sua parte!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Cantar e Viver o Brasil

Os alunos do Centro Educacional São Carlos participaram no dia 07 de Maio na cidade de Erechim/RS do espetáculo musical Cantar e Viver o Brasil que apresenta a história política do Brasil e a trajetória da Música Popular Brasileira.
Cantar e Viver o Brasil é uma produção da Harmonia Produções Artísticas e Culturais LTDA., com interpretação da Cia. de Teatro Regina Vogue, ambas de Curitiba (PR), que revela o comentário crítico de um tempo. No palco, os fatos e os momentos mais importantes da nação brasileira percorrem décadas, da República Velha à atualidade, conduzidos por adolescentes imersos em uma fascinante busca pelo saber. "A peça vai além de uma experiência didática porque une conhecimento e arte, resgata a memória de um povo por meio da música, contribuindo para despertar uma consciência mais analítica e ativa em cada cidadão".
Direcionado a estudantes até 17 anos, o espetáculo integra a programação de Marketing Cultural da Editora Positivo que envolve ações culturais e educacionais com o intuito de aliar o entretenimento ao conhecimento, disseminando o teatro em todo território nacional.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Importância da Leitura

A sociedade do século XXI caracteriza-se pela busca da informação e do conhecimento. A leitura, portanto, promove o resgate da cidadania, desenvolve um olhar crítico e possibilita formar uma sociedade consciente.
A leitura é um exercício de aprendizagem, pois é atraves dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimentos, dinamizar o raciocínio e a interpretação.
Quem lê tem a possibilidade de viajar através da imaginação conhecendo novos lugares e diferentes culturas.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Projeto 22 de março: Dia Mundial da Água

Visando proporcionar aos alunos do Centro Educacional São Carlos uma diversidade de experiências para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados a sua proteção e preservação, propomos várias estudos envolvendo esta temática e socialização de pesquisas integrando e interagindo educandos e educadores de todas as séries.
No dia 22 de março, Dia Mundial de Água, a professora Joze Beatriz S. R. Deimling, fez uma palestra sobre essa temática visando conscientizar os educandos a adotar atitudes de preservação da água, sabendo utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para o seu meio social todos esses aprendizados. Neste mesmo dia foram distribuídas aos alunos garrafinhas de água para uso diário visando minimizar a utilização de copos plásticos descartáveis diminuindo assim a poluição do meio ambiente.
Nos dias 29 de março e 05 de abril desenvolvemos seminários de socialização das pesquisas com referência nos seguintes eixos temáticos:
- A água e a problemática da Dengue;
- Desalinização da água: uma alternativa diante da escassez;
- Enchentes: uma problemática dos grandes centros urbanos;
- Cisternas e aproveitamento da água da chuva;
- Reuso da água;
- Falta de água (Secas);
- Degelo;
- Impactos ambientais da construção de barragens;
- Poluição da água;
- Proteção de Fontes;
- A Água no Mundo/Recursos Hídricos.

Páscoa

Com o objetivo de confraternizar a Páscoa conquistando novas amizades, refletindo sobre novas ideias, respeitando as diferenças e acreditando que um mundo novo é possível atraves das atitudes positivas de cada cidadão diante das desigualdades, discriminações e preconceitos. Celebrar a Páscoa como um tempo de investir na fraternidade, de vivenciar a solidariedade, de perdoar e recomeçar.

Contação de histórias, amigo secreto e visita do coelho foram as atividades desenvolvidas nesta semana.