
Preservar o Meio Ambiente é garantir a vida das presentes e futuras gerações.
O respeito ao meio ambiente, à biodiversidade, à sustentabilidade, o compromisso com as gerações futuras, a dimensão cósmica da existência humana, o universalismo do direito à vida, são fatores de extrema importância para relação fraterna com as bases físicas e biológicas da nossa existência.
Cada um e todos nós devemos exercer nossa cidadania tomando iniciativas dirigidas a simples atos como não jogar lixo nas ruas, separar lixo orgânico do lixo inorgânico, reduzir o consumo de produtos descartáveis, preservar as matas ciliares, plantar árvores e evitar o desperdício de água.
Com objetivo de formar cidadãos autônomos e responsáveis o Centro Educacional São Carlos desenvolve o Projeto “Eu e o Meio”. Esse projeto trabalha as relações do ser humano consigo mesmo, com a sociedade e com o meio ambiente.
Preservar é uma atitude inteligente! Faça sua parte!
Partindo da ideia de que devemos preservar o ambiente local e expandir nossas ações para o âmbito regional, proponho discutirmos a viabilização da coleta seletiva em nosso município.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAcredito que a coleta seletiva seja uma alternativa ecologicamente correta que desvia o destino de aterros sanitários ou lixões, resíduos que poderiam ser reciclados.
ResponderExcluirE com isso alcançar objetivos muito importantes, por exemplo, a vida útil dos aterros sanitários é prolongada e o meio ambiente é menos contaminado.
Além disso o uso de materiais reciclados diminui a extração dos nossos tesouros naturais.
Uma garrafa velha que se transforma em uma nova é muito melhor que uma garrafa a mais. Estas, entre outas coisas, que vão transformando o mundo em um lixão...
Estes sistemas de coleta seletiva podem ser implantados em uma escola, uma empresa ou em nossa cidade.
O projeto " Eu e o Meio " é uma grande iniciativa, que pode vir a mudar a situação não apenas estéticamente, mas ideológicamente.
O sistema da coleta seletiva é uma das grandes saídas para o problema que todos enfrentam hoje, a poluição. É possivel, tanto em riachos como nas sarjetas ou bocas-de-lobo da cidade, encontrarmos uma grande quantidade de resíduos provenientes do consumo nas casas, que não tiveram um destino adequado.
ResponderExcluirAssim, a coleta seletiva busca separar materiais impossíveis de serem reciclados de materiais que podem ser reutilizados. Porém, de nada adianta a população separar os materiais corretamente se no lixão, ou aterro sanitário, eles forem processados juntos. Deve haver uma fiscalização nos aterros, para que haja a certeza de que os materiais passíveis de reciclagem estão tendo seu destino correto.
Já a matéria orgânica pode ser separada na própria casa da população, podendo virar, através de um processo de compostagem, adubo para a horta.
O projeto "Eu e o Meio" é muito importante para a conscientização dos cidadãos locais, pois leva até as casas a importância da coleta seletiva, além de tomar atitudes interessantes como ajudar no descarte correto de pilhas e baterias, as quais possuem materiais extremamente tóxicos em sua composição, e não podem ir para o lixo junto de materiais recicláveis.
Coleta Seletiva é o processo de separação dos lixos reciclaveis dos lixos não reciclaveis.
ResponderExcluirEla é utilizada para o reaproveitamento dos materias reciclaveis, para eles nao serem removidos da natureza e tambem para eles nao ficarem poluindo o meio ambiente.
Os materiais reciclaveis sao reaprobveitados na industria. Já os materias organicos podem ser utilizados em nossa casa mesmo como adubo para plantas.
Esse processo é bom para as sociedades pois isso diminui muito a poluição e diminui tambem a extração das materias primas...
Acho que coleta seletiva seria uma boa opção para diminuir a poluição, separar os materiais reaproveitar os que podem ser utilizados novamente, mas tem que garantir que esses materiais tenham um lugar correto, que não vão parar em qualquer lixão aonde misturam tudo de novo, não adianta a população fazer sua parte e recolherem o lixo e ir para um lugar inapropriado. A coleta deveria ser feita por dias, ou seja do vidro do papel, orgânico, e assim por diante. Concordo que preservar seja uma atitude inteligente pois se não ocorrer o que vai ser deixado para as próximas gerações? Se cada um fizer sua parte as coisas podem ser um pouco diferentes.
ResponderExcluirA coleta seletiva de materiais reciclaveis em municipios de pequenos portes estao em um processo inicial, pois mesmo que a populaçao separe esses materiais em suas residências,ainda nao existe empresas especializadas, no aproveitamento de materias orgânicos. mais do que projetos ambientais é necessario conciencia e conciencia depende de cultura e educaçao. vamos se educar e respeitar a natureza?
ResponderExcluira coleta seletiva que deveria estar funcionamento em nosso municipio. esta coleta tem como objetivo separar os lixos reciclaveis dos não reciclaveis. na minha opinião São Carlos deveria investir neste processo de reciclagem.
ResponderExcluirA coleta seletiva traz vários benefícios entre eles, diminui e recicla o lixo,separando o lixo reciclavel do restante do lixo.
ResponderExcluirAinda diminui a poluição do solo, da água e do ar.E o lixo nos aterros sanitários e lixões.
Melhorando a limpeza e higiene da cidade.
Prevenindo enchentes.
Se todos colaborarem, fazendo sua parte, juntos faremos a diferença...
A coleta seletiva se fosse algo usado por todos de nossa sociedade e tambem pais seria uma ideia muito boa, alem de varias pessoas nao ajudarem com ela, temos varias pessoas que se dedicam com ela. A coleta seletiva serve para ajudar na separaçao do lixo, nao tendo lixo entre as ruas e demais lugares que nao são apropriados para receber esses tipos de resíduos, se todos ajudassem as cidades seriam mais limpas, atraindo varias pessoas de outra cidades para fraternizar encontros e demais festas...
ResponderExcluirse todos pudesses fazer isso, fazeria a diferença, pense nisso...
A coleta seletiva é algo muito importante na sociedade atual. Todos deveriamos separar o lixo. Isso é um otimo meio para limpar as nossas cidades do lixo que muitas pessoas,que sem se importar com os outros,jogam o lixo na rua.
ResponderExcluirEm nossa escola temos os lixeiros, só os lixeiros, de coleta seletiva mas ninguem respeita e joga o lixo no primeiro "tambor" que ve pela frente.
Na praça de São Carlos idem o nosso colegio pois, ninguem respeita o lugar certo para colocar o lixo.
Se todos nós fisermos nossa parte não só o municipio com o mundo agradecem. Reflita nas suas açoes.
A coleta seletiva é muito importante para o municipio, se todos nos colaborassemos com a coleta nossas ruas nao teriam mais lixo as bocas de lobo nas entupiriam mais quando chovesse e o mal cheiro nao existiria.E entao sera que a coleta seletiva é uma boa iniciativa? Que tal descobrirmos isso separando o lixo?
ResponderExcluirEssa iniciativa deve partir de cada pessoa para dar exemplos a outras e assim melhorarmos a cidade em que vivemos.
A coleta seletiva será ótima de certo modo, poi ela fara com que tenhamos menor redução de florestas nativas; redução a extração dos recursos naturais; diminuição a poluição do solo, da água e do ar; economizará energia e água, rpssibilitará a reciclagem de materiais que iriam para o lixo; conservará o solo; diminuirá o lixo nos aterros e lixões; prolongará a vida útil dos aterros sanitários; diminuirá os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias; diminuirá o desperdício; melhorará a limpeza e higiene da cidade; previnirá enchentes; diminuir os gastos com a limpeza urbana; criar oportunidade de fortalecer cooperativa; gerar emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.
ResponderExcluiralém disso, a nossa cidade, está precisando de coisas desse tipo, para ver-mos se as pessoas irão se conscientizar e deste modo, arar com a puluição